É impressionante como uma civilização tão antiga conseguiu se desenvolver em diversos setores. Sim, eles eram "nerds" - não tem outra explicação. Até na matemática, os egípcios se superaram. É por esta razão que eles conseguiram erguer obras que existem até hoje. Lembra das pirâmides? Pois é. Há diversos templos e palácios por lá, tudo em homenagem aos faraós, não poderia ser diferente. Todas as obras tinham que ser grandiosas e imponentes para mostrar todo poder do faraó. Tudo era feito com blocos de pedras por meio da mão de obra escrava.
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Assuntos egípcios novos para o blog, você escolhe!
Escolha um assunto sobre o Egito, que você procura saber e comente nesta postagem, que logo iriei postar tudo sobre o mesmo!
Aproveite.
Aproveite.
A escultura
Deu para perceber que esse povo não gostava de moleza. O faraó sempre fazia todo mundo colocar a mão na massa. Para você ter uma idéia, os egípcios faziam esculturas de ouro. Que povo chique, não? É que eles pensavam que os faraós mereciam tudo do bom e do melhor. Afinal de contas, eles eram deuses. Os egípcios guardavam todos os seus tesouros na tumba do faraós. Vale destacar que os escultores conheciam muito bem a técnica da escultura em outro. Eles faziam estatuetas perfeitas representando deuses e deusas. Além disso, faziam máscaras mortuárias para proteger o rosto das múmias.
Pintura egípcia
A civilização antiga do Egito já demonstrava grande sabedoria em diversos setores. As artes estavam relacionadas com a vida religiosa da época. As pinturas, por exemplo, eram feitas nas paredes das pirâmides. Adivinhe quem aparecia mais? Os faraós, é claro! Lembre-se que já comentei que estes eram considerados como a representação dos deuses no mundo terrestre. Cada pintura retratava a vida dos faraós, as ações dos deuses e como seria a vida após a morte. Todas as figuras eram mostradas de perfil. Os artistas não trabalhavam com a técnica da perspectiva. Muitos desenhos também eram acompanhados de textos. Os egípcios obtinham as tintas na natureza.
Queóps
A pirâmide de Queóps é um dos monumentos mais importantes do Egito. Ela é conhecida como a Grande Pirâmide. Foi construída para ser a tumba do faraó Queóps. Ela é realmente imensa, sua altura original era de 146,60 metros. Contudo, hoje em dia, percebemos que falta a parte do seu topo e seu revestimento, por isso, atualmente, a pirâmide mede 137,16 metros. Até hoje, os cientistas se intrigam em entender como os egípcios conseguiam contruir obras tão grandiosas como essa. Estima-se que o faraó precisou da mãozinha de aproximadamente 100 mil escravos. A pirâmide demorou uns 20 anos para ser erguida, mas depois de tantos anos ela continua sendo um espetáculo para os olhos!
Deus do céu!
Você já reparou que em situações de apuro as pessoas clamam por Deus? Geralmente, elas dizem: "oh, Deus do Céu!". No Egito, realmente existiu um Deus do Céu. Seu nome era Hórus e era representado com um corpo de um homem com a cabeça de um falcão. Este animal era considerado sagrado entre os egípcios. Segundo a mitologia, Hórus matou Seth, Deus da traição e violência, para dominar o Egito. Só que na luta, Hórus perdeu um olho. Então, ele resolveu substituir por um amuleto de serpente. Um olho representava a Lua e o outro, o Sol.
A capital do Egito
Cairo, a capital do Egito, é simplesmente a maior cidade do mundo árabe e da África. A cidade foi fundada no ano 116 a.C. Naquele período, os romanos reconstruíram uma antiga fortaleza persa junto ao Rio Nilo. Contudo, foi depois de diversas invasões que a cidade se converteu como capital soberana, em 1952. Também é conhecida como uma das cidades que mais recebe turistas do mundo todo. A maior parte das atrações está localizada no centro histórico. As pirâmides de Gizé e a Grande Pirâmide de Quéops são um dos lugares mais requisitados pelos turistas.
Tutankamon
Era conhecido como o "Faraó menino". Ele morreu muito novinho, tinha apenas 19 anos. Tutankamon foi faraó do Egito Antigo entre os anos de 1336 e 1327 a.C. Apesar do seu curto período de Governo, o Faraó conseguiu retomar o culto aos deuses e levou a capital do Egito a Memphis. A razão de sua morte ainda é muito polêmica. Alguns estudiosos já chegaram a afirmar que ele fora vítima de uma conspiração, sendo assasinado com um golpe na "jaca". Contudo, uma pesquisa mais aprofundada e moderna, revelou que a causa mais provável de sua morte tenha sido a malária. Demonstrou-se também que Tutankamon sofria de uma doença, que provoca a inflamação das cartilagens e dos ossos dos pés.
Assinar:
Postagens (Atom)